Total de visualizações de página

terça-feira, 22 de abril de 2014

Quimioterapia e radioterapia




Quarta -feira dia 1º de fevereiro , dará inicio as sessoes de quimioterapia, mas uma etapa a ser cumprida, estou certa que podemos contar com a infinita misericordia do nosso mestre maior.
Este inverno há de passar !
Quero que meu irmão saiba, que nós o amamos e que estaremos ao seu lado, em todos os momentos,.

 "O guerreiro da luz aprendeu que Deus usa a solidão para ensinar a convivência.
 Usa a raiva para mostrar o infinito valor da paz.
 Usa o tédio para ressaltar a importância da aventura e do abandono.
 Deus usa o silêncio para ensinar sobre a responsabilidade das palavras. 
Usa o cansaço para que se possa compreender o valor do despertar. 
Usa a doença para ressaltar a benção da saúde. 
Deus usa o fogo para ensinar sobre a água. 
Usa a terra para que se compreenda o valor do ar.
 Usa a morte para mostrar a importância da vida.

ANTES

hoje

COMEÇANDO A QUIMIOTERAPIA

Ambulatório de Quimioterapia  ICESP

 Com capacidade para atender, em média, 2 mil pacientes ao mês, o ambulatório localizado no 11º andar do prédio conta com 48 poltronas para aplicação de medicamentos quimioterápicos e funciona de segunda a sexta, das 7h às 19h. Para 2010 está prevista a expansão do serviço para 100 poltronas, o que possibilitará até 300 atendimentos por dia.O trabalho no ambulatório segue o modelo assistencial multiprofissional, a fim de oferecer ao paciente um tratamento integral. Como a segurança é um dos focos do atendimento, o Icesp trabalha com prescrição médica diferenciada, realizando três checagens antes da liberação do remédio para manipulação. Tudo é revisado em detalhes: dois enfermeiros e um farmacêutico checam o protocolo prescrito, as doses, os exames mais recentes e o intervalo entre os ciclos de quimioterapia.No setor também são realizadas atividades de educação em saúde envolvendo pacientes e acompanhantes, com equipes ministrando palestras nos ambientes de sala de espera. Os temas das palestras vão desde a prevenção de doenças como hipertensão e diabetes a dicas de alimentação saudável.


Mogi das Cruzes, 30 de janeiro 2012

Querido diário, novamente te procuro , como válvula de escape para o meu nervosismo, dizem que falar , é uma forma de diminuir o sofrimento,  eu prefiro escrever.
Estamos saindo para ir ao serviço de radiologia fazer os últimos acertos, ( datas e horários) fiquei sabendo que o horário das rádios serão  as 14:00 hs, e existe várias consultas de outras especialidades  agendadas  para este horário,  vai ser muito difícil conseguir que me atendam,  antes ou depois desse horário,  não posso adiar estas consultas ,pois um tratamento depende do outro.
Ele está, por incrível que pareça, extremamente tranqüilo,  disse que vai tirar tudo isso de letra,  não sente dor, elas foram embora depois da cirurgia,  fala  de forma que dá para se entender, continua se alimentando com pastosos,  pois a alimentação normal lhe faz mal , uma vez que não pode mastigar.
Em compensação eu, estou muito nervosa, ontem tomei até diasepan,  é claro que não deixo perceber isso,  eu sei que será duro para ele,  mas não será fácil para mim, o vai e vem das ambulâncias, cada viagem leva em cerca de 3 horas, isso quando se consegue ambulância, hoje mesmo estamos sem ambulância, é preciso marcar com antecedência a vinda dela,  (falta de vaga).
A quimioterapia levará 4 horas, depois disso eu vou precisar que ele desça umas escadas e andar um pouco para se chegar até o serviço de radiologia,  estou com medo que ele desmaie no caminho, e ai o que eu faço?  sou frágil fisicamente não vou agüentar carregá-lo,  é perto demais para pedir uma ambulância e longe demais para andar,  existe uma passagem do ICESP para as clinicas, mas até onde seu sei , essa passagem só é permitida para os médicos e pacientes acompanhados por enfermeiros, acho que sou preocupada demais, tenho que me acalmar,  parar de sofrer por antecedência,  deixar que o amanhã,  do amanhã  se encarregue.
Nesse misto de tormenta e calmaria ele vai sobrevivendo, parece ter sete vidas, esta sempre no leme, o meu Deus deve estar guiando-o para águas mansas, ele não se preocupa se a viagem terá volta,  apenas viaja e vislumbra a maravilha do mar,  Penso que Deus em sua sabedoria o deixou meio insano, anestesiado para não sofrer,.
Enquanto eu, piso descalça a terra fria, como se dela, precisasse das energias pra viver.
Sou como o naufrago,  que gostaria de voltar para a minha casa para  os momentos de paz.
  Meu irmão me deixa uma lição de coragem  , não soube viver,  mas  esta morrendo com dignidade, sem sustos,  sem desespero, calado numa dor que é só sua, não divide com ninguém.
Apenas espera e tem esperança que o vento mude e que encontre o mapa das nuvens, que o traga de volta para casa.


Dia 30/01/12
Hoje fomos a radioterapia,foi feito um RX  diferente, pelo que eu entendi a função era marcar a área a ser radiada.
Dia 31/01/12
 Primeiro dia da radioterapia, não sentiu nenhum mal estar ou sensação de calor na região da radiação, foi feito um trabalho com a fonoaudióloga, que explicou dos possíveis problemas que poderão aparecer  enquanto estiver fazendo a radioterapia, que são:  saliva grossa, boca seca, dor na boca, pois a tendência é murchar um pouco a região em que foi feito o enxerto e também foi feito uma medida de abertura da boca , pois possivelmente haverá uma diminuição dessa abertura ( travamento)  o que poderá ser corrigido com exercícios relacionados ao trabalho da fonoaudióloga.
O dia foi extremamente cansativo, uma das máquinas havia quebrado, esperamos por  aproximadamente 3 horas para ser atendido, enquanto isso, os  pacientes  da ambulância nos aguardava, para irmos juntos para casa, é um sofrimento divido com pessoas que também sofrem.
 
Mogi das Cruzes, 01/02/12
Primeiro dia de quimioterapia, ficamos com tanto medo de chegar atrasado,  que dispensamos a ambulância para chegar cedo, fomos  bem atendido na recepção e melhor ainda no 11º andar do ICESP, ficamos conhecendo uma enfermeira de nome Carol, gentil e amável, tão simpática e solícita que tive coragem e perguntei sobre o nome dos medicamentos que ele estava tomando,  então ela me explicou que  primeiro ela puncionou a veia e em seguida colocou medicamento para enjôo+ soro de hidratação para proteger os rins em seguida quimioterapia.  Pedi também explicação quanto a medicação que ele teria que tomar após a quimioterapia .
A explicação foi :---
Omeprazol –para enjôo--- tomar pela manhã em jujum
Nausedron---nauseas e enjôo--- por 3 dias
Dexametasona  -- antialérgico--- 3 dias
Nistatina--- aftas e feridas na boca bochechos e engolir .
Também é para usar bicarbonato para fazer bochecho.

Durante todo o tempo ele esteve tranqüilo, não passou mal em momento algum, fomos avisados que  poderá aparecer sintomas como enjôos, feridas na boca, cansaço.
Enfim, vou fazer tudo que precisar para que ele tenha êxito nesta empreitada.
Em seguida fomos a radioterapia, o aparelho continua com defeito, de modo que não haverá radioterapia na quinta e na sexta,  manutenção do aparelho, voltará apenas na segunda, o senhor sabe o que faz, esses dias ele aproveita para refazer as forças.

02/02/12
Ele está muito bem , reagiu bem a quimioterapia, esta o tempo todo deitado, mas os enjoos parecem ser suportáveis, se ele não estiver bancando o valente, ele não gosta de demonstrar fraqueza, então fico atenta, mas vai dar tudo certo e logo o pesadelo passará.

03/02/2011-


Tudo correndo melhor do que se esperava, ele está com bastante enjôo, mas , dentro do esperado, a única coisa, é que graças a Deus ele não tirou a sonda nasogástrica, porque  não esta conseguindo comer nada pela boca, disse que o que toma por sonda não causa enjôo, mas o que cai no estômago realmente faz mal,esta forte, quando lhe dou remédio, percebO que ele levanta rápido, isto é sinal de que não esta fraco, a quimioterapia difere de paciente para paciente, uns tomam mais forte outros mai fraco, no caso dele, fui informada que afeta demais o estomago.

 
Mogi das cruzes, 05.02.12

Nestes dois dias, ele tem sentido muito enjôo, disse que a saliva esta excessivamente  grossa,
Disse que realmente tudo que engole não para no estomago, mas devido a sonda, o alimento vai direto para o intestino e com isso ele não sente fraqueza, tem tomado água de coco gelada ( via sonda) passa o dia todo deitado, levanta muito pouco, acho que pensa que precisa descansar.
Vou utilizar umas receitas  que estão no texto abaixo :--
 Flan de laranja
Sorvete de erva  doce
Suco de maçã limão e hortelã
milk shake de banana,
PARECE  TÃO BOM QUE ATÉ EU VOU ESPERIMENTAR.

De segunda a sexta feira iremos todos os dias no setor de radioterapia do HC, sem duvida vai ser muito cansativo, se é cansativo para mim, imagine para ele, viajaremos num total de 6 por dia entre ida e vinda, mas nossa força está em Deus, então, somos Campeões.

07/02/12
Ele está bem, so que com tantas radioterapia e a viagem longa, não se alimenta direito,bem complicado,também estou exausta



 
Mogi das Cruzes dia 08/02/12
Querido diário, meu irmão está bem, esta fazendo radioterapia, amanhã vai ser feito um pedido de laser odontológico, depois eu estudo e conto para vocês o que é isso, pois não tenho a menor idéia do que seja, a radioterapia, até aqui ,não apresenta nenhum , efeito colateral, a quimioterapia , ele realmente, passou por ela, sem problemas.
Está sendo muito,muito difícil mesmo, agüentar o transporte com a ambulância, pois a mesma passa por todos os hospitais da rede central (SUS) pegando pacientes para depois, voltarmos para casa, primeiro a ambulância passa pela minha casa, por ficar em um lugar muito afastado, morro de pena dos pacientes, que precisam passar pela minha casa para depois ir para a deles, mas nada posso fazer ,eu estou no mesmo barco que eles.
Às vezes eu perco a paciência, fico num turbilhão de sentimentos, uma hora, pena, noutra hora, brava porque ele é teimoso, mas penso que qualquer um,  na situação dele ,ficaria assim, então só me resta, pedir a Deus por um pouco de tranqüilidade, e.... Tomar um relaxante suave, ( com prescrição médica), e orar muito, muito mesmo, por mim, pelos motorista da ambulância, por nós que corremos riscos, porque estamos sempre correndo.
"Concedei-me, Senhor, a serenidade necessária para aceitar as coisas que não posso modificar, coragem para modificar aquelas que posso e sabedoria para distinguir umas das outras".
São muitas as coisas que não posso modificar; o passado, o futuro e nem outras pessoas.
Preciso aceitar o fato de que posso ser atencioso e bondoso com meus familiares, porém não mais tempo do que se lhes esta reservado estar aqui na Terra. A perda de amigos deve ser aceita como se eles tivessem se mudado para muitas milhas de distância.
Eu não posso modificar as pessoas, elas continuarão fazendo as coisas à sua maneira, apesar de que eu tente dizer-lhes, muitas vezes, qual é a melhor forma... (A MINHA). A quem posso eu mudar? A MIM MESMO.
Isto é, mudar minha maneira de ser.
O Senhor! permita que eu mude os meus sentimentos em relação aos outros. Ao invés de criticá-los, devo aceitá-los como eles são e estar interessado em seus problemas, ao invés de ignorá-los. Devo ser afetuoso com os outros, ao invés de mostrar-me frio e insensível.
Permita-me Senhor, que eu mude minhas emoções, colocando esperança, amor, coragem, paz e alegria em minha vida, em lugar de amargura, temor, desgosto, ódio e ressentimento. Todas estas coisas eu posso modificar, se for suficientemente inteligente para reconhecer a necessidade de fazê-lo.

Se vejo coisas de que não gosto, é hora, é hora de examinar a MIM MESMO: minhas atitudes, minhas reações e reconhecer se necessito mudar algumas delas.
Examinaremos uma vez, outra e mais outras, antes de criticar os outros. Compreendo que minha vida está intimamente ligada a outras vidas, mas estou tendo sabedoria suficiente para entender que não posso mudar os outros, mas posso mudar, minha maneira de pensar, atuar e reagir. Então, a resposta à minha Oração é DEVO E POSSO MUDAR SOMENTE A MIM MESMO.

Dia 13/02/2012
Esta tudo bem, ele esta reclamando que sua boca esta “amarrando”, não sente gosto das coisas, não se alimenta pela boca, só pela sonda, já está marcado para  29 de fevereiro, a segunda quimioterapia, as radioterapias devem terminar, lá pelo dia 20 de março, devido ao carnaval.
Por ora ,tudo bem, ele devia beber mais água, corre o risco de se desidratar, enfim, estamos aqui a espera da ambulância, isso já virou rotina.


Dia 16/02/2012
Querido diário, estamos levando com muita dificuldade, as sessões de radioterapia diário tem sido um tormento, se é para mim, imagine para ele, muito cansativo, a ambulância chega a passar sete da manhã quando a consulta é somente as 14:00hs,  penso que esse serviço devia ser prestado p-elo município de Mogi das Cruzes.
Ele terá que fazer uma RX da boca, para levar para o dentista que fará uma pequena cirurgia , com laser, pois ficou um defeito da cirurgia de reconstrução do maxilar.
A radioterapia, já esta afetando a pele do rosto dele, pois sua cor é muito branca e a sensibilidade é maior nesses casos.
Reclama que sua boca esta muito seca, chega a faltar a respiração  por conta do ressecamento , procurei em todas as farmácia saliva artificial, não encontrei disseram que não fabricam mais, então fui informada que existe um produto similar , Gel Umidificante Bioténe Oral Balance 42g - Saliva Artificial MS. ., comprei espero que melhore a situação dele,  preço aprox 40, 00 na ULtrafarma, sem querer fazer propaganda, é o único lugar em que você  compra remédio mais barato,  fone 5591-14-66- vale conferir.

 
17/02/12
Ele não esta bem, está sentindo falta de ar, disse que o catarro fica parado no local onde havia a traqueostomia, não vai nem para baixo nem para cima, na minha leiga o opinião acho que se piorar terá que abrir e colocar uma traqueo.
Vou ver o preço de um aspirador e de um nebulizador, se der vou comprar.


 19/02/12
Domingo de carnaval, a família reunida, num almoço, ele não pode participar, esta doente, com muita ferida na boca, vou ter que levá-lo ao médico da radioterapia.
Estou dando  nistatina, fazendo um enxaguante que o odonto  indicou para ele, é um produto feito no Hospital das clinicas. Não sei se é bom,  mas,  estou amassando uma rosa e coando, para ele enxaguar a boca, também uso bicarbonato de sódio ,uma colher pequena, em um copo de água, para fazer bochecho.
A sorte que ele se alimenta por sonda, não sei como seria, se não fosse isso, pois faz  5 dias, ele não se  alimenta, só  pela sonda.
Ainda faltam 3 semanas de radioterapia e duas sessões de quimio, ta ruim, não sei como vai ser.
Viajamos de ambulância e vam todo o dia, gostamos  da Vam, quase todos que estão ali,  estão seriamente doentes, mas nunca conheci um grupo tão animado, a gente vem rindo de lá  de São Paulo, até chegar em casa, só na ambulância que isso não acontece, porque quase sempre viajamos apenas nós e mais um paciente.
Enfim vamos. Seguindo, estou tendo ajuda da minha cunhada  Edina e do meu irmão Kid, o que é ótimo, mas quase sempre quando não estou com ele no médico, estou com outra pessoa, no médico.
São as provas que agente vai passando e dando Gloria a Deus.

21/02/12
Tive que levá-lo ao pronto socorro, em dois dias as feridas tomaram conta da boca dele, não conseguia nem dormir de tanta dor, chegando no PS, encontrei uma médica que parecia ter experiência em radioterapia, Passou:---
Tylex  30 mg, para dor,
Lisador, para potencializar o efeito do  tylex.
Pomada de gingilone para passar na gengiva, o que foi ótimo, minutos depois que ele passou, já  se sentiu melhor, também passou cápsulas de vitamina E,  as cápsulas devem ser abertas, e colocar na boca o óleo que existe dentro delas, hoje ele amanheceu bem melhor, achei que ele ia ter que suspender a radioterapia, mas acho que não será preciso.
Amanhã, tudo de novo, vou pedindo a Deus força e coragem,  sinto muita pena dele, gostaria que não sofresse tanto, mas só Deus sabe o que faz, e porque faz.
Só nos resta orar.

Mogi das Cruzes, 27 de fevereiro 2012
Esta tudo bem, as feridas da boca estão cicatrizando,  amanhã começa o outro ciclo de quimioterapia, espero que ele reaja bem. 

 28 de fevereiro 28-02- 2012-
Querido diário, meu irmão esta com problema para engolir a saliva, não consegue beber água e nem comer, hoje eu assisti a fonoaudióloga,  fazendo exercícios , ensinando ele a engolir e percebi, como uma tarefa tão simples para nós , pode ser quase um pesadelo para aqueles que passam pela radioterapia do câncer de boca, fiquei bem triste,  vendo tudo isso, depois foi a vez de irmos para a radioterapia, a pele dele esta sofrendo queimaduras como eu já esperava, ele acaba se queimando com o sol que entra pelo vidro da ambulância também , não tem como fugir do sol.
Ainda não consegui descobrir nada que possa ser feito para aliviar as queimaduras, tudo que eu aprendi ,  é que é  para usar um hidratante e lavar várias vezes com chá de camomila.
Estou muito cansada, acho que estou ficando doente, não como na hora certa , só almoço as 18:00 hs,  sinto muito sono, mas acredito que o que um tem que passar o outro não passa em seu lugar,  nesse momento eu sei , que eu sou a pessoa que Deus escolheu para ajudá-lo, peço a ele que não me deixe falhar.


03 de março 2012-03-03
Querido diário, meu irmão esta bem, as feridas na boca estão cicatrizando, só a pele do rosto que está ruim por conta da radioterapia, fez mais uma sessão de quimio, tem reagido bem, vi que pessoas passam mal com a quimio, mas também há os que não sentem nada, nem enjôo, acho que depende do tipo e do tempo, meu irmão faz 4 horas de quimio, há quem faça só uma hora.
Sinto que ele esta uma verdadeira criança, confunde os medicamentos, tenho que ficar sempre atenta, ele esquece coisas de dois dias atrás , e esta sempre atrapalhado, as vezes, fico com muita pena dele, ontem na ambulância ele dormiu cansado, tive ímpetos de puxar ele e dar o meu ombro pra ele dormir, mas no meu tempo estas atitudes de amor não  ficavam expostas, então apenas olhei e dirigi um olhar de amor e de esperança pra ele.
Há.... meu diário, eu tenho visto e aprendido cada coisas,  nestas idas e vindas do hospital, que muita gente vive, cem anos e não aprendeu, Gloria Deus pela oportunidade do aprendizado.
Vou ficar uma semana longe dele, outro irmão meu , esta de férias e vai cuidar dele , pra eu descansar,  preciso de descanso para continuar na luta.
Acho que vou sentir falta dele......

14/03  
 
Querido diário, voltei antes da viagem , fiquei o tempo todo preocupada com ele, mas deu para descansar um pouco, já voltei pra velha luta, ele esta dentro do esperado, não esta bem, mas falta só 3 dias para acabar a radioterapia, só não sei se vai fazer mais uma quimio, espero que não, ele fica bastante debilitado com ela, como nós saímos muito para ir ao hospital, ele não tem se alimentado pela sonda como devia, e já emagreceu, mais de 4 quilos, como ele tem um poder de recuperação muito grande, eu acho que vai dar tudo certo, neste tratamento é assim mesmo, há dias em que agente pensa que não vai conseguir e em outros tudo parece um nascer de novo.

 
Mogi das Cruzes, 17/03/2012
Bom, mais uma etapa cumprida, mas isso não significa que a batalha já esteja ganha, temos um longo caminho pela frente, as sessões de quimioterapia e radioterapia referentes ao cabeça e pescoço, terminaram, mas estaremos fazendo vários exames para verificar o estado do pulmão, espero que esteja bom e que tenha desaparecido os nódulos ali existentes, caso isso não tenha acontecido, ele fará novas sessões de quimioterapia e radioterapia, focadas no pulmão, está com muitas feridas na boca, vem sendo tratado, mas os medicamentos oferece pouca melhora, o que vai funcionar mesmo é o trabalho com odonto laser, porque o laser pode fazer uma cicatrização em 5 dias o que , sem o laser levaria por volta de 15 dias.
 Quanto a saliva, fiquei meio chateada porque o médico da radioterapia, disse que levará muito tempo para que ela afine, e o fato dela  ficar muito grossa,  o impede de se alimentar pela boca e também não o deixa dormir, porque tem medo de se sufocar.
Quanto as  queimaduras provocadas pela radio, esta dentro do esperado, deixando claro que em nenhum momento , ele se queixou de dores em relação a isso, apenas incomodo, neste momento ele esta bastante debilitado, pois com o tratamento diário e as longas viagens, ele era impedido de se alimentar de maneira correta pela sonda, o que o fez emagrecer aproximadamente 6 KG.
Ele permitiu que estas fotos fossem para o blog, apenas para alertar as pessoas para que durante o tratamento da radioterapia, não usem nenhum tipo de hidratante oleoso durante a radio e também fujam do sol, pois a maior parte das queimaduras dele,  foi provocada pelo sol que entrava pelo vidro da ambulância.
 Vamos aguardar as novas consultas para ver os novos procedimento, ele venceu esta  outra faze,”  É o agir de Deus em nossas vidas”.

Meu diário  Estamos bem, meu irmão esta sofrendo muito com as feridas na boca, sinto muita pena dele, mas ele guerreiro e não desanima, imagine só, o sonho dele é trabalhar e reconstruir sua vida, a sempre tempo de escrever um novo final.
As vezes, encontro pessoas que dizem:-- O senhor bem que poderia lembrar dele!
Eu não penso assim, entrego nas mãos de Deus e confio na melhora na longevidade pra ele, para mim esse modo  de pensar é como a eutanásia, ela favorece quem ? só o cuidador NE, que fica livra do fardo, pois para mim, é uma situação normal, faço o que posso, as vezes fico cansada, mas penso que o meu cansaço é problema só meu, ou se faz as coisas por amor ,ou não se faz.
Importante  é estarmos unidos , confiar em Deus e viver com alegria, um dia iremos partir , isto é um fato, não precisa ser de câncer , podemos  morrer a qualquer momento, basta o dedo de Deus nos apontar, então, que possamos sair dessa vida, bem melhor do que quando entramos.
Que assim seja....

 Mogi das cruzes,24/03/2012

Teimosia ou  vontade de viver?

Aqui está ele, acabou de fazer quimio e radio, esta usando sonda, mas quer trabalhar, penso que esse é o caminho da cura, é necessário mudar foco, pra que tudo em nós se estabilize, para que consigamos o equilíbrio necessário para o nosso corpo responder positivamente para com nós mesmos, mas é claro,  que tudo deve ter um certo controle ,pois as atividades devem ser limitadas, apenas ao prazer de se fazer e não da necessidade e da obrigação de se fazer, tenho que estar atenta, ele não deve fazer  nada  além do possível, ele esquece que esta sob efeito de medicamentos, e pensa não sentir a dor que sente, é teimoso como um rio que foi desprezado pelo mar, e mesmo assim procura seus caminhos, nem sei o que fazer, devo realmente deixar que ele faça o que quiser, não sou sua dona, sou apenas sua cuidadora e irmã, tenho que respeitar seus desejos e vontades ainda que não concorde muito com isso, porque se para ser feliz ele acha que deve fazer alguma coisa, então que seja. Assim os pequenos obstáculos serão vencidos, e ele terá chance de sair vencedor.
Confúcio disse :--- Transportai um punhado de terra todos os dias e fareis uma montanha  

5 de abril 2012 

Meu irmão esta se recuperando a cada dia, estou acreditando que ele vai ficar bom, ele esta feliz e arrumando o seu quarto para que fique bem acochegante.
Esta se alimentando pela boca, bem pouquinho, mas está. 

meu diario em, 10 de abril 2012
 
Mais um dia sofrido, eu,  ou melhor, nós levantamos 2 hs da manhã, para esperar a ambulância ficamos nas clinicas das  7 da manhã as 14;30 hs, ele esta bem, muito magro ,mas esta bem, a três dias vem se alimentando  pela boca, então pediu ao medico para retirar a sonda e este retirou, foi uma alegria para ele, voltamos para casa de metrô e ele não se cabia de tanta alegria por tirar a sonda, acho que ele se sentia constrangido com ela, agora é só torcer para que Ele consiga mesmo se alimentar sem ela.
 
Bom quanto aos médicos, a situação do meu irmão ficou assim, ele terá que fazer , num prazo de dois meses, uma tomografia de  face para ver se ainda existe algum sinal do câncer, não deve ser feita a tomografia antes, porque os edemas causados pela cirurgia podem confundir o medico, é necessário que eles desapareçam primeiro, para poder fechar um diagnostico.
Nesse período ele fará,  tomografia do tórax para ver como ficou a situação dos nódulos do pulmão, também passará pela oncologista que talvez lhe indique mais uma sessão de quimioterapia,  se Deus quiser isso não vai acontecer.
Ele está super animado,  cuidando do quarto dele, ele mesmo trocou piso, pintou portas e  até o teto, eu estava preocupada, mas a fonoaudióloga disse,  que foi ótimo ele ter feito os movimento com o pescoço para baixo e para cima enquanto pintava, pois assim ele  fez exercícios na musculatura do pescoço que estava rígida após a cirurgia.

 
Querido diário,  esta tudo tão bem, que eu pensei até em dar este blog por terminado, mas percebi que isso não é bom, estaria apenas mostrando meu medo e minha insegurança  no amanhã, meu irmão não para de trabalhar, e por incrível que pareça ele esta se alimentando muito bem,  vou até dispensar a alimentação
enteral que a prefeitura de Mogi das Cruzes tem me oferecido.  Comentou que o problema da saliva grossa.  por conta da radioterapia,  ele resolve colocando um pouco de margarina na boca, se ele falou... Quem sou eu pra falar o contrário... rsrs, todas as coisas que o fazem se sentir bem eu coloco aqui, como forma de ajuda, para nós o ato de engolir os alimentos é algo comum, corriqueiro mesmo, mas para quem passa por esse problema sabe o quanto é difícil.
Ele acredita que realmente pode trabalhar  como pedreiro, eu acho muito pesado esse trabalho, mas se ele acredita que pode, eu também acredito.
Ele atravessou a ponte, com muito sacrifício, vai fazer seu próprio caminho, melhor dos que por onde andou , os obstáculos vão surgir, mas se Deus me der saúde , ele não estará só, é como se eu tivesse feito um pacto com Deus, sinto que tenho que ajudá-lo.
Parece cômico, mas ele sente falta do trabalho ,como quem sente falta de um dente da frente,
Tem se que deixar que alguma coisa ocupe esse vazio, então que seja, ao trabalho meu irmão!

Mogi das Cruzes, 23/04/12 

Querido diário, depois de tanta lágrima e tanta aflição eu estou aqui para testemunhar o quanto o senhor pode fazer maravilhas em nossas vidas, quando você acha, que tudo esta terminado , que não tem mais jeito, eis que aparece uma força gigante dentro de você, então você se levanta, isso tudo se chama Deus, o Deus que habita dentro de cada um, quando deixamos, quando permitimos  que Deus entre  em nossas vidas e faça o que o homem julga impossível, não há obstáculos, não dor forte o bastante para nos derrubar, e assim se deu na vida do meu irmão, ontem não havia esperança, hoje  ele esta bem, foi ao médico cirurgião torácico na companhia da minha cunhada e teve lá a  resposta de que o  tumor que havia no pulmão só poderia ter sido um tumor benigno,  pois com a radio e as quimios ele não apresentou mais nada, seu pulmão esta limpo, Gloria a Deus por isso...

Deus tem feito maravilhas na minha vida, a medida que prospero como espírito a caminho da evolução as demais coisas o senhor tem acrescentado, e eu , me sinto imensamente feliz e grata, muita grata a Deus.


Mogi das Cruzes, 19/05/2012
Querido diário, esta tudo bem, ele agora deu pra construir coisas na minha casa, e para não deixá-lo com o serviço pesado, eu acabo fazendo, estou moída de dor no corpo, rsrs, tanto melhor, os exames dele retornam na semana que vem , endoscopia, duas tomografias e outros, normal, tem sempre que  ficar alerta às metástases.
E assim vou construindo o meu mundo de pedacinho em pedacinho, dos cacos que  já fui, estou tentando fazer um castelo, a mulher sabia edifica seu lar e a tola o destrói.







laser odontologico, veja o site abaixo 
ww.hc.unicamp.br/servicos/serv-odonto.shtml
http://www.hc.unicamp.br/servicos/odonto.jpg
1. APRESENTAÇÃO
O Serviço de Odontologia do Hospital de Clínicas foi criado em 1968, pelo Prof. Dr. Nelson D’Ottaviano, ligado à Disciplina de Cirurgia Plástica da Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP, passando depois à disciplina de Ortopedia e Trraumatologia. Foi administrado pela Coordenadoria de Serviços Sociais- CECOM, de agosto de 1992 a outubro de 2004, passando então a ser coordenado pelo DAMPE – Divisão dos Ambulatórios e Procedimentos Especializados, ligado à Coordenadoriad e Assistência do Hospital das Clínicas da UNICAMP.
É composto por uma clínica com 5 consultórios odontológicos instalados em 5 boxes individuais, 1 consultório equipado para procedimentos cirúrgicos complexos ou para isolamento do paciente, 1 consultório equipado para atendimento reabilitador facial e confecção de próteses, 1 recepção, 1 sala de materiais e 1 sala de reuniões e estudos.
Atende pacientes SUS, com demanda espontânea, sendo que as consultas para avaliação inicial são agendadas via Central de Vagas da DRS VII – Departamento Regional de Saúde.
Seu atendimento tem um forte enfoque na Odontologia Hospitalar, abrangendo não apenas o tratamento cirúrgico, já de praxe em outros Serviços de Odontologia que funcionam em hospitais. Portanto, nosso trabalho desenvolve-se nas seguintes áreas :
- realização de cirurgia oral, ou cirurgia bucomaxilofacial, em ambiente de consultório ou sob anestesia geral;
- tratamento odontológico preventivo e curativo dos pacientes internados, ou daqueles que possuam patologias importante que requeiram o tratamento odontológico em ambiente hospitalar;
- adequação do meio bucal para os pacientes que sofrerão transplante hepático pediátrico, transplante renal, transplante cardíaco, cirurgias cardíacas, radioterapia, quimioterapia, ou sempre que a equipe médica achar necessário;
- reabilitação protética dos pacientes que sofreram mutilações faciais por cirurgias oncológicas ou outras causas;
- tratamento odontológico preventivo e curativo voltado aos pacientes especiais, com RDNPM (Retardo de Desenvolvimento Neuropsicomotor), em ambiente de consultório ou sob anestesia geral;
- tratamento das disfunções temporomandibulares e dores orofaciais;
- atividades odontológicas preventivas e curativas em pacientes pertencentes ao grupo de tabagismo do HC, em conformidade com o proposto no Programa Viva Mais;
- utilização do laser cirúrgico, nas instalações do ambulatório de Medicina do Laser, em procedimentos odontológicos que tenham esta indicação .

Além do aspecto assistencial, o Serviço de Odontologia do HC também tem característica de ensino, oferecendo estágio teórico-prático para treinamento de cirurgiões-dentistas graduados, divididos nas diversas especialidades atendidas, e treinamento de protético para aperfeiçoamento na confecção de próteses bucomaxilofaciais.
2. LOCALIZAÇÃO
Está localizado no 3º andar do Hospital de Clínicas, ao final da faixa amarela, e realiza atendimento clínico aos pacientes de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h30.

- ODONTO PROCEDIMENTOS I e II
Realiza cirurgia oral sob anestesia local, prevenção e tratamento das lesões de cavidade oral, e demais tratamentos propostos no Manual de Referência e Contra-Referência. Realiza procedimentos odontológicos curativos, tais como restaurações dentárias, tratamento das gengivas e outros, em pacientes internados neste Hospital de Clínicas, ou com indicações médicas precisas. Atende às terças e sextas-feiras pela manhã e à tarde, quintas-feiras pela manhã, e quartas-feiras à tarde.
- ODONTO ATM
Realiza o diagnóstico e tratamento das disfunções musculares e articulares das articulações temporomandibulares e das demais dores orofaciais. Atende às quartas-feiras, no período da manhã.
- ODONTO PRÓTESE BUCO
Realiza a reabilitação facial protética dos pacientes com deformações congênitas ou adquiridas. Possui um protocolo de atendimento com as especialidades : Otorrino-Cabeça e Pescoço, Cirurgia de Cabeça e Pescoço, Radioterapia, bem como com o CAISM. Atende às segundas e quintas-feiras pela manhã, quartas-feiras à tarde e sextas-feiras o dia todo.
- ODONTO PACIENTES ESPECIAIS
Realiza o tratamento odontológico preventivo e curativo dos pacientes que apresentam retardo de desenvolvimento neuropsicomotor, ou que tem necessidades especiais, em ambiente ambulatorial e, se necessário, sob anestesia geral. Também realiza palestras periódicas de esclarecimento e motivação aos pais e nas enfermarias deste Hospital das Clínicas. Atende às segundas-feiras no período da tarde.
- CIRURGIA BUCOMAXILOFACIAL
Atendimento conjunto entre os ambulatórios de Odontologia e Cirurgia Plástica, com equipe multidisciplinar. Realiza o atendimento ao trauma facial, redução de fraturas e correção de seqüelas. O atendimento ambulatorial é realizado às quintas-feiras à tarde e as cirurgias são agendadas conforme a necessidade.
- ODONTO LASER
Realiza procedimentos odontológicos que tem indicação de laserterapia cirúrgica. Atende no Ambulatório de Medicina do Laser do HC, às quartas-feiras no período da tarde.

- ODONTO TABAGISMO
Realiza tratamento odontológico preventivo e curativo aos pacientes do Grupo de Tabagismo do HC, em consonância com o Programa Viva Mais, recentemente criado pela PRDU. Atende às quartas-feiras, no período da tarde.
- ODONTO RESPIRADOR BUCAL
Em parceria com a Disciplina de Otorrinolaringologia da FCM, é realizado o tratamento ortodôntico dos pacientes do “Programa do Respirador Bucal” patrocinado pela Shering Plough do Brasil, através da colaboração de ortodontista voluntário, e apoio da equipe deste Serviço. Atende às quartas-feiras, no período da manhã.




 http://www.icesp.org.br/Institucional/O-Instituto/Equipe-Multiprofissional/Nutricao-e-Dietetica/Receitas-para-controle-de-sintomas/

Receitas para controle de sintomas

O tratamento quimioterápico, radioterápico e de radioiodoterapia podem apresentar diversos efeitos colaterais. Esse processo, dependendo do paciente, causa alterações no organismo, que podem ser leves ou agudas.
 

Os efeitos têm duração variável e, geralmente, desaparecem após algumas semanas - mas são os grandes responsáveis pela ingestão alimentar insuficiente e, consequentemente, pela perda de peso durante o tratamento.
 

A boa notícia é que estes sintomas desagradáveis podem ser minimizados por meio do uso de medicamentos prescritos pelo médico e com uma avaliação nutricional. Os profissionais, em conjunto, irão avaliar quais são os cuidados necessários com a alimentação durante o período de tratamento.
 

Por isso o Icesp criou um cardápio especial que pode ajudar os pacientes oncológicos a comer melhor. Em breve, o conteúdo completo será divulgado em formato de livro. Mas, desde já, algumas receitas podem ser encontradas aqui.
 

Vale lembrar que nem todos os quimioterápicos ou a radioterapia ocasionam efeitos indesejáveis e cada organismo responde de forma individualizada ao tratamento, dependendo da idade, da condição clínica e nutricional de cada um e da ocorrência da necessidade de tratamentos associados. Por isso, nem todas as pessoas apresentam os efeitos colaterais da quimioterapia ou radioterapia.
 

Entretanto, se os efeitos colaterais manifestarem-se, lembre-se que são temporários. Seja positivo, tenha persistência e determinação em não interromper o tratamento médico. A continuidade do tratamento e o empenho em garantir uma alimentação adequada são fundamentais para a recuperação e manutenção da saúde.
 

Assim, é muito importante que você comunique a seu médico caso apresente algum efeito colateral ou qualquer alteração da sua condição habitual. Procure também um nutricionista para a avaliação, orientação e acompanhamento nutricional visando ajustar a sua dieta e contornar as possíveis reações desagradáveis decorrentes da quimioterapia e/ou radioterapia a fim de prosseguir mais confortavelmente e com mais êxito ao tratamento proposto pelo seu médico.
 

Receitas:

Pratos salgados

Cestinhas de folhas (náuseas e vômitos, intestino preso)

Wrap integral de frango e hortaliças (náuseas e vômitos, intestino preso)

Rocambole de fubá (dor para engolir, feridas na boca, náuseas e vômitos, diarreia)

Almôndega de aveia (ausência ou alteração de paladar, náuseas e vômitos, intestino preso)

Arroz Cremoso (dor para engolir, feridas na boca, boca seca)

Sopa de grão de bico com abacaxi (radioiodoterapia, ausência ou alteração de paladar, dor para engolir boca seca, intestino preso)

Sopa de batata doce com alho poro (radioiodoterapia, feridas na boca, boca seca)


Pratos doces

Flan de laranja com calda de hortelã (alteração no paladar, dor para engolir, feridas na boca, boca seca, náuseas e vômito)

Flan de melancia (radioiodoterapia, dor para engolir, boca seca)

Sorvete de erva doce com maçã (ausência ou alteração no paladar, dor para engolir, feridas na boca, boca seca, náuseas e vômito)

Banana com cravo e canela (radioiodoterapia, ausência ou alteração do paladar, dor para engolir, boca seca)

Bolo de mel - sem ovo (radioiodoterapia, dor para engolir)


Bebidas

Suco de maçã, limão e hortelã (radioiodoterapia, ausência ou alteração do paladar, dor para engolir, boca seca, náuseas e vômito e diarreia)

Gelo verde (ausência ou alteração do paladar, dor para engolir, boca seca, náuseas e vômitos)

Suco de couve cítrico (ausência ou alteração do paladar, dor para engolir, boca seca, náuseas e vômito)

Espumante de maçã com hortelã (radioiodoterapia, ausência ou alteração do paladar, dor para engolir, boca seca, náuseas e vômitos, diarréia)

Suco de cenoura, tangerina e gengibre (radioiodoterapia, ausência ou alteração do paladar, dor para engolir, boca seca, nauseas e vômitos)

Milk-shake de banana (dor para engolir, feridas na boca, boca seca, intestino preso)



Efeitos colateraisDicas para controlar os sintomas:
Náuseas e vômitosO que você deve fazer:
  • Prefira alimentos gelados ou em temperatura ambiente.
  • Faça pequenas refeições em menor intervalo de tempo.
  • Coma devagar e mastigue bem os alimentos.
  • Beba sucos ou chupe gelo ou picolé de frutas cítricas, como limão (se não estiver com feridas na boca) nos intervalos das refeições.
  • Realize suas refeições em lugares bem arejados.
O que você deve evitar:

  • Frituras e alimentos gordurosos.
  • Doces concentrados, como compotas, goiabada, marmelada.
  • Condimentos fortes (pimenta, catchup, mostarda, molho inglês, por exemplo).
  • Deitar-se após as refeições.
  • Ficar próximo à cozinha durante o preparo das refeições.
DiarreiaO que você deve fazer:
  • Consuma líquidos em abundância: chás, sucos coados e principalmente água.
  • Procure ingerir alimentos como batatas, chuchu, cenoura cozida, aipim, inhame, cará, creme de arroz, arroz, macarrão com molho caseiro coado, farinhas, torradas, biscoito água e sal ou de maisena, carnes grelhadas (frango, peixe ou boi).
  • Prefira sucos de frutas coados: limonada, caju, maçã e laranja sem açúcar.
  • Prefira leite de soja.
  • Consuma as frutas: banana-maçã, maçã e pêra sem casca, goiaba sem casca e semente, caju.
  • Consuma apenas o caldo de leguminosas (feijão, ervilha, lentilha, grão de bico).

O que você deve evitar:

  • Leite e derivados.
  • Alimentos gordurosos (manteiga, toucinho, banha, creme de leite, por exemplo).
  • Frutas cruas em geral.
  • Frutas e sementes oleaginosas (abacate, coco, nozes, amêndoas, amendoim, castanhas).
  • Condimentos picantes (páprica, pimenta, mostarda, catchup, por exemplo).
  • Conservas em geral (picles, azeitona, palmito, aspargos, milho e ervilha).
  • Embutidos (salsicha, lingüiça, presunto, salame, mortadela, por exemplo).
  • Leguminosas (feijão, ervilha, lentilha, grão de bico).
  • Hortaliças cruas: legumes e verduras folhosas.
  • Alimentos de causam flatulência (gases), como couve-flor, brócolis, repolho e ovo.
Intestino preso (constipação)O que você deve fazer:
  • Consuma líquidos em abundância (chás, sucos diluídos e principalmente água).
  • Prefira frutas laxativas: ameixa, laranja, mamão, abacate, ameixa seca, manga, banana nanica.
  • Consuma as frutas com casca e bagaço, quando possível.
  • Consuma preferencialmente hortaliças cruas (legumes e verduras).
  • Consuma farelo de cereais (arroz, aveia ou trigo).
  • Consuma produtos integrais (arroz, pães e torradas).
  • Consuma leguminosas regularmente (ervilha, feijão, grão de bico, lentilha, soja, por exemplo).
  • Consuma leite e derivados: iogurte, leite fermentado, mingau de aveia.

O que você deve evitar:

  • Alimentos constipantes, como ricota fresca, queijo branco, sagu, tapioca, maisena, arrozinha, banana prata, banana maçã, pêra, goiaba e maçã sem casca e sem sementes, caju.
Boca seca (xerostomia)O que você deve fazer:
  • Prepare as refeições com caldos ou molhos.
  • Se não houver feridas na boca, chupe balas azedas e/ou ácidas, picolés ou gelo e mastigue chicletes (de preferência sabor menta), que podem ajudar a produzir mais saliva.
  • Consumir líquidos em abundância: chás, sucos diluídos e, principalmente, água.

O que você deve evitar:

  • Comer alimentos secos.
Feridas na boca (mucosite)O que você deve fazer:
  • Consuma alimentos macios e pastosos.
  • Prefira alimentos gelados ou à temperatura ambiente.
  • Se necessário, utilize alimentos líquidos ou liquidificados.

O que você deve evitar:

  • Alimentos ácidos, picantes ou muito salgados.
  • Alimentos muito quentes.
Dor para engolir (odinofagia)O que você deve fazer:
  • Preparar sua refeição na consistência que for mais bem tolerada, que ofereça menor dificuldade para mastigar ou engolir, podendo variar entre branda, pastosa ou líquida (conforme avaliação da fonoaudióloga).
  • Tomar pequenos goles de água ou suco durante as refeições podem ajudar a engolir.
  • Faça as refeições em pequenas quantidades, várias vezes ao dia.
Ausência ou alteração de paladarO que você deve fazer:

  • Enxágue a boca com água pura antes das refeições ou faça bochechos com chá de camomila antes das refeições.
  • Experimente balas azedas e/ou ácidas ou gotas de limão (30 gotas em 1 copo de 200ml) ou gelatina de limão (caso não apresente feridas na boca).
  • Use temperos naturais em maior quantidade, como: manjericão, orégano, salsinha, hortelã, alecrim, coentro, por exemplo.
  • Substitua os talheres de metal pelos de plástico, caso sinta sabor residual metálico.
  • Mantenha boa higiene bucal.

O que você deve evitar:

  • Consumir alimentos muito quentes ou muito gelados.
Radioiodoterapia;É o tratamento que utiliza iodo radioativo (Iodo-131) para o controle dos carcinomas diferenciados da glândula tireóide.
O objetivo é combater às células cancerígenas que ainda restaram na tireóide após a cirurgia (tireoidectomia) ou metástases, sendo destruídas através da radiação emitida pelo iodo.

Os pacientes recebem orientação para realização de uma dieta pobre em iodo, no período que antecede a internação, através do nutricionista ambulatorial. Evitam o consumo de Sal iodado, sal marinho e alimentos salgados, pois são fontes de iodo.


 http://www.icesp.org.br/Institucional/O-Instituto/Equipe-Multiprofissional/Nutricao-e-Dietetica/Receitas-para-controle-de-sintomas/




3 comentários:

Marcos Silva disse...

Quero agradecer aos criadores do blog Diário de Câncerde Boca pela a citação do artigo CÂNCER DE BOCA E DE GARGANTA e logo o endereço do sitio no rodapé do blog. Saibam que eu também passo por situações delicados com a minha irmã portadora de Leucemia Mielóide Crônica (LMC).

diario do cancer de boca disse...

obrigado: http://marcosnaenfermagem.blogspot.com/
tento passar em meu blog, as coisas que acontece com meu irmão, tento estudar o caso, para fornecer fontes precisas e que possam ajudar o próximo.
Estou certa de que o senhor, tomará caminho, e salvará de todo o mal a sua irmã, acredite, a vitória sempre vem.

JOANA DARC disse...

Por favor gostaria muito de saber depois de quantos dias de terminino da radioterapia..a saliva dele parou de encomodar na boca e voltou ao normal?

Postar um comentário