Total de visualizações de página

quinta-feira, 26 de junho de 2014

Novo Equipamento EBUS

Mogi das Cruzes,02/06/2014
Hoje em especial recebi uma ligação da doutora Viviane Figueiredo, responsável pelo exame EBUS que será realizado em meu irmão nesta quarta feira, a intenção e detectar a ocorrência de nódulos na região da traqueia e do pulmão evitando assim uma cirurgia toraxica desnecessário, abaixo envio todas as informaçoes sobre o exame e suas respectivas fontes
A técnica, denominada de ultrassonografia endobrônquica (Ebus - Endobronquial Ultrasound), é capaz de evitar cirurgias exploratórias, utilizadas no diagnóstico de doenças do pulmão, sistema linfático e demais estruturas da região. "O método reduz riscos humanos e custos hospitalares de um procedimento cirúrgico", diz o cirurgião torácico do Incor, Dr. Miguel Tedde.

Nesta sexta-feira, 19, o Dr. Armin Ernst, especialista em pneumologia intervencionista e médico da Harvard Medical School, nos Estados Unidos, fará uma demonstração da técnica a médicos brasileiros, ao lado de especialistas do Incor.

Segundo a diretora do Serviço de Endoscopia Respiratória do Incor, Dra. Viviane Figueiredo, os resultados da aplicação da tecnologia nos Estados Unidos e na Europa, mostram que a Ebus é um exame rápido e menos invasivo; portanto, com número menor de complicações decorrentes do procedimento.

A nova técnica traz uma inovação que nenhum outro exame de diagnóstico por imagem possui: a de propiciar a coleta de material biológico para biópsia da doença sem a necessidade de abrir o tórax.  A punção com a agulha, nesse caso, é guiada pela própria imagem do ultrassom.

Segundo a médica, essa é uma grande evolução, pois resulta em maior precisão e segurança comparativamente à biópsia "às cegas", comumente realizada apenas com imagem de tomografia prévia. Ao permitir a realização de biópsias dos gânglios, a Ebus pode também substituir procedimentos cirúrgicos comumente empregados nos casos de câncer de pulmão, para diagnóstico e estudo da evolução da doença.

Essa conjunção dá a capacidade de o equipamento gerar imagens de estruturas adjacentes às vias aéreas, que é por onde a cânula é introduzida no corpo. "É essa condição que propicia ao Ebus guiar punções para biópsia", explica Dr. Tedde.

Aplicação 

O Ebus é utilizado com ótimos resultados no diagnóstico de diversos tipos de cânceres que afetam a região - como, por exemplo, o de pulmão. Estima-se que surjam por ano no Brasil cerca de 20.000 novos casos de câncer de pulmão - 7.000 deles apenas em São Paulo. Aproximadamente 20% deles teriam indicação de fazer o exame ao invés de cirurgia exploratória.

O exame tem duração de aproximada de 40 minutos e é realizada em paciente sob sedação, em sistema ambulatorial. O acesso do equipamento ao corpo ocorre pela vias aéreas: boca, garganta e traquéia.

FONTES ;---http://www.saopaulo.sp.gov.br/spnoticias/lenoticia.php?id=202129&c=5021&q=hc-testa-nova-tecnologia-de-diagnustico-em-doenuas-no-turax

Nenhum comentário:

Postar um comentário