Total de visualizações de página

quinta-feira, 15 de maio de 2014

Diário do meu irmão, parte III ---A Cirurgia (( Os dados aqui contidos tem o objetivo estritamente humanitário. deixando bem claro que não sou médica nem enfermeira. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Ao menor sinal de lesão na boca, ou alteração na fala, aftas que demoram a sarar, procurem o médico, mas, o direito à informação pertence a todos)



GANHAR UM PRESENTE DE DEUS


Estávamos bem tristes, quando voltamos do médico na quinta feira dia 8 de Setembro de 2011.
Não havia nenhuma esperança e ainda  por cima. a psicóloga, fez com que eu e meu irmão ficássemos pensando que tudo que fazíamos era errado, mas o telefone tocou,  era a médica chamando ele para ser internado,  na sexta dia 9/09. Eu e ele dançamos na sala, de tão felizes que ficamos, mesmo cansados, nos dois fizemos o trajeto de volta para a vila Maria, na casa da minha sogra, porque era o único jeito de estarmos cedo no hospital.
Quando eu vi  ele, com a roupa do hospital,  quase chorei de alegria, mas não chorei, alguém podia pensar que eu estava chorando de tristeza por ele estar ali, nos dois dias seguintes, foram feitos vários exames entre eles a tomografia, que desta vez já mostrava o câncer do outro lado do pescoço.
Na segunda feira a equipe de cabeça e pescoço das clinicas levaram 13 hs para realizar a operação pois envolvia reconstrução, fiquei na ante-sala de cirurgia ,cada paciente que saia eu levantava da cadeira para ver se era ele, mas nada dele aparecer,  depois das 13 hs de cirurgia, foi quando a enfermeira veio me dar a informação, que ele não poderia receber visita pois encontrava-se na UTI de recuperação, ao lado do centro cirúrgico e que ele voltara para a sala de cirurgia pois uma veia, havia causado uma hemorragia , que se espalhou pelo braço e parte lateral do tórax.Voltei pra casa sem nenhuma noticia, só no dia seguinte é que foi permitida a minha entrada na UTI do  centro cirúrgico e eu desta vez estava acompanhada pelo meu outro irmão ( medroso que só , parecia suar frio quando entrou na UTI) mas enfim,  o medico  que responde pelos pacientes  me disse que foi feita restauração e houve o incidente da hemorragia,  que o quadro estava dentro do esperado.
Dois dias depois ele desceu para  o quarto, estava mal, sinceramente eu nem sabia o que fazer,
É normal, mas quando não estamos acostumados parece um bicho de sete cabeças, a traqueostomia, é bem difícil para quem  ainda esta fraco, sorte dele, que eu não sou nojenta,
Tinha que limpar o catarro,  que saia aos montes , nesse dia eu usei luva o dia inteiro e consegui perceber ,como é difícil o trabalho dos enfermeiros, Graças a Deus que eles existem.
No dia seguinte,  eu já estava mais acostumada,  então,  antes e depois de cada procedimento eu lavava as minhas mãos, era mais fácil assim, me lembro que no 4º dia de hospital eu voltei para casa chorando, realmente ele não estava bom, na cirurgia  foram feito cortes de orelha a orelha ,sendo que  na parte inferior do pescoço o corte  era quadrado, tiraram um nervo  da clavícula  (saboneteira) e com ele refizeram boa parte do maxilar inferior, a língua que eu pensei que ia sair toda, não foi assim, eles deixaram ela fina, abaixo do pescoço havia um dreno,  , tiraram um retalho perto do mamilo, (de comprido), para fazer os enxertos que precisa, abaixo desse corte, também havia outro dreno, do lado esquerdo  do tórax foi colocado um cateter, por onde ele recebia algumas medicações, na traqueostomia , ele ficava o tempo todo com a mangueira do  nebulizador, para amolecer  o catarro  e  facilitar a sua saída e melhorar a respiração, a toda hora vinha um enfermeira fazer a  aspiração com  a mangueirinha sucção.
Fiquei ao lado dele todos esses dias, confesso  que em vários momentos me senti, cansada e irritada devido as noites mal dormidas,  e o ambiente estressante de máquinas e aparelhos ao nosso ouvido o tempo todo, mas conheci pessoas maravilhosas, como nossos companheiros de quarto, os nomes eram os seguintes, Wellington(27) e sua esposa que mesmo sem per missão, conseguia furar os bloqueios para ficar ao lado do marido, vi grande prova de amar ali, tinha Sr Raimundo(35) câncer de boca por conta de um ferimento, que sarou e logo em seguida abriu dando origem ao câncer (pré disposição + o acidente = câncer), do outro lado senhor Antonio ,caso igual ao do meu irmão, e por ultimo Sr Laurindo que me deu receitas de como fazer sabão , detergente etc... todos estávamos unidos pelo laço da dor, volta e meia um grupo de oração, orava no quarto, Graças a Deus.
No domingo foi muito bonito, uma menina cantou pelos corredores  uma canção de fé e esperança que eu nunca tinha ouvido, o som era suave  e encantador, na sua voz tão infantil, depois um grupo tocava violão, de maneira suave e muito linda.
Pude contar com a ajuda de um enfermeiro, que acabou desaparecendo e não o vi mais, sei que ele pegou meu irmão no colo, e o levou para dar banho e quando eu cheguei no quarto não parecia mais o irmão doente que eu havia deixado, estava sentado numa poltrona , depois levantou e foi me mostrar a varando do hospital, nossas conversas era tudo por escrito, fez muita falta o conhecimento de libras, fiquei agoniada porque durante todos esses dias eu não conseguia ver a médica para perguntar da cirurgia, até que apareceu um médico e disse que a cirurgia tinha sido um sucesso, que haviam retirado tudo e que para garantir fariam sessões de quimioterapia e radioterapia.
Nesse nebulizador
O futuro a Deus pertence, Que seja feita a vontade de Deus não a minha, minha missão é estar com  meu irmão, e ensiná-lo a conhecer Deus, o amor,  e principalmente o valor da palavra gratidão, O senhor nos dá, mas também tira, quando não merecemos o presente.
PS* estas fotos tem a autorização dele, quer sua dor  sirva de exemplo, para que as pessoas parem de beber e de fumar, evitando assim, o próprio sofrimento e daqueles a quem você ama.                                                                                          

21/09/2011


O pós operatório, continua evoluindo bem, não sente mais dores,
elas foram embora, queixa-se  de dores no corpo,  por ficar na ca-
ma o dia todo.




Quinta feira 22 de Setembro
Hoje eu não tive um dia muito fácil, tive que sair fazer compras e deixei-o na companhia de minha mãe e minha tia,  me disseram que ele não parou um segundo deitado, ainda por cima ao invés de fazer o asseio da boca com uma gaze enrolada no dedo, ele estava fazendo com um palito abaixador de língua, só por Deus.
É incrível,  mais mesmo faltando parte da língua, ele não para de falar,  com isso o pescoço dele esta muito inchado, o tempo todo ele quer falar alto, acho que ele esta feliz por estar falando, O difícil e fazê-lo entender,  que agora,  não deve se esforçar para falar, o Fonoaudióloga  não me disse que ele podia fazer isso. Chorei quando cheguei da rua e vi que o pescoço dele estava muito inchado, cada vitória dele é minha vitória, cada derrota, machuca meu coração.
Estamos criando um laço muito forte, agora ele é como se fosse meu filho, percebo que a morfina lhe fez muito mal, ele esta com traços de deficiência mental, por este motivo, é que é muito difícil encontrar,  um médico que passe morfina, ela só deve ser usada como ultimo recurso, existem remédios que são “parentes” dela ,  que devem ser utilizados primeiro.
Palavras e o que são as palavras?
Vitor Hugo disse: “As palavras tem a leveza do vento e a força da tempestade” por isso digo a ele ,calma, paciência, isso vai passar,não dê tanto valor às palavras, Com certeza, as palavras que saem da nossa boca, tem o dom, de fazer o outro  flutuar em marolas suaves, tornando tudo em volta, calmaria... mas também, pode destruir uma vida inteira, como força de um tornado. 

Palavras pra que?  
 Se é no silencio que mora nossas maiores verdades, por mais que você ame alguém, e esse alguém te ame, jamais em hipótese alguma, conseguirá saber o que vai em sua alma, porque o coração é terra quem que ninguém anda, somos seres distintos, jamais conseguiremos alcançar, o saber, o sentimento, as vontades os desejos,os sonhos reais,  que vai no intimo,  do silencio do outro.
Há palavras benditas, que aceleram nossa evolução para o pai, também há, as que maldizem e nos leva a conhecer o fundo, do fundo do poço, ai entra o perdão,  que nos faz esquecer o que não presta, discernir entre o certo e o errado, desejar o bem àqueles que nos fizeram mal, esquecer o mal e acima de tudo,  perdoar a nós mesmos, como posso perdoar os outros se eu vivo me culpando?
Justifico a mim mesmo,  todos os erros que cometi,  palavras que disse numa hora de desacertos, e fico na firme intenção, de nunca mais cometê-los.
A  doença que eu tive,  só não evoluiu para um câncer ,quando eu tirei de mim, todas as culpas, ódios ,mágoas, dores, dores estas,  que feriram minha alma, meu orgulho, quando nos livramos de tudo isso, é que se forma, um novo ser humano,  é a formação de um “EU” melhor, do “Eu” pronto para dar e receber.
"As mais lindas palavras de amor são ditas no silêncio
de um olhar."

25/09/2011 domingo,
Ele esta bem. As vezes,  o vejo as portas da depressão, nesses momentos,  eu , peço a Deus que dirija minhas palavras para que possa consolá-lo.
A operação foi feita no dia 11/09/2011. Em casa,  durante 8 dias o catarro saia em abundância, no local onde havia um dreno e que foi retirado pouco antes da alta, o sangue escorrei por uns 5 dias,  para este caso passei a usar absorvente, mas logo secou, a limpeza da traqueostomia tem sido feita,  com uma escova tipo de mamadeira,   em miniatura, e depois passa-se uma gaze por dentro,  para que a limpeza fique completa, no caso do meu irmão,  foi feito esvaziamento cervical, para retirada de linfonodos  cervicais,  também foi feita a retirada de retalhos ,próximo ao mamilo,  para fazer a reconstrução,a traqueostomia foi necessária, suas vias aéreas,  foram obstruídas, devido ao inchaço da lingua e outros... Medida de segurança para uma boa respiração, não sei por quanto tempo ele vai ficar com a traqueostomia, não me disseram nada a respeito. Foi feita uma cirurgia de grande porte, no caso dele eu não fiquei sabendo se houve, necessidade de cirurgia plástica reparadora, mas que o queixo foi refeito ,isso foi, por esse motivo, a demora de 15 Hs no total dentro da sala de cirurgia, mas não pensem que isso é um tempo raro,  eu conheci um paciente cuja cirurgia levou 20 hs.
Ele é um tanto teimoso, então já pude ouvir sua voz, acha que não ficará com seqüelas na fala, acredito que precisará da fonoaudióloga , para ver como ficará a mastigação e deglutição.
Ele anda sentindo dores no pescoço, possivelmente,  isso se dá pelo esvaziamento cervical, tem tomado buscopam ,na terça ele passará pelo grupo de dor, onde será feita uma avaliação para ver qual remédio será necessário no seu caso.
É possível que ele tenha que fazer um acompanhamento com um dentista, pois todos os dentes foram retirados e também com uma fisioterapeuta, para tratamento do ombro e dos edemas.
Acredito que ele fará um acompanhamento  com uma psicóloga, até porque , vem , aparecendo sintomas de transtornos leves, no modo de agir, devido ao  consumo da morfina, pelo menos é o que eu acho..
Penso que em breve ele fará a radioterapia e depois as seções de quimioterapia,  ou vice e versa, não sei qual será o procedimento, só me disseram que ele fará as duas.
Hoje seu rosto amanheceu bastante desinchado, já esta,  tomando formas arredondadas,  acho que ele vai ficar mais bonito ,com os retalhos que foram colocados, sério, ele tinha um rosto muito magro.
Hoje  para ele é como um nascer, em que cada dia,  significa dez anos de vida,  vê tudo em sua volta, igual, ...tudo igual ,....menos as gentes, estas ficaram mais velhas,  mais amadurecidas, enquanto as pessoas sofriam ou se rejubilavam com os presentes de Deus na vida,  ele estava lá também,  só que estacionado no tempo, nos dias iguais, tão iguais,  que já não era mais o dono do bar que abria as portas do bar, e sim ele, como um  funcionário exemplar, cujo dono se chamava vício, o mundo corria e ele nada via, não percebia que  sua irmã e irmãos escreviam suas histórias,  suas filhas cresciam, ganharam o primeiro sutiã,  o primeiro beijo,  o primeiro adeus, as primeiras alegrias, e a chegada dos netos, e ele continuava parado no tempo,  o  “ funcionário eficaz”  alheio à tudo, hoje,  pede uma chance ao tempo... e o tempo lhe diz não.

É preciso correr, viver cem anos em dez dias, consertar erros, em dez dias, sorrir e aprender a arte de fazer sorrir,   em dez dias, o tempo não para,  já dizia Cazuza.

 Quando a juventude andava em meus olhos,   a frase de Cazuza que eu nunca esqueci foi :

---“Dias sim, dias não
Eu vou sobrevivendo sem um arranhão,

Da caridade de quem me detesta.

Seria Um dèjà Vu?   Parecia que eu já tinha passado por isso antes, e agora nada me surpreende.

Mas outra frase, também me marcou, aos 50 anos , quando eu pisei pela primeira vez numa faculdade, um professor de “brinquedos e brincadeiras” me fez conhecer a frase. ,Carpe Diem”

Vamos viver o momento , aproveitar o dia,  porque este,..... não volta mais, vamos tentar ser melhor hoje, deixar que as palavras, as  alegria se eternize, não lute contra você mesmo, não viva o hoje, o agora, pensando no amanhã.

Não deixe pra me ajudar amanhã, eu preciso do seu abraço, hoje.

Carpe Diem !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Terça feira 27 de Setembro
3:20Hs da manhã, ainda estávamos nos arrumando quando fomos surpreendidos pela chegada da ambulância, eu havia esquecido  comunicá-los,  que,  havia um exame que eu tinha que fazer mais cedo, por engano enviarão uma ambulância mais cedo, Coisa de Deus,na minha vida.
Hoje eu que tive que correr muito, ele passou na fono, que disse que ele esta muito bem, a partir de amanhã,ele vai saber o sabor de um sorvete de novo ,o difícil vai ser tirar o sorvete dele, também vou ter que ter uma rota de fuga. Eu vou poder enrolar uma gaze num palito de sorvete  —descongelar um sorvete do tipo picolé, que não tenha leite— molhar o palito enrolado com a gaze no sorvete descongelado, retirar o excesso  de sorvete da gaze e dar para ele chupar  , porque assim ele exercita  o ato de engolir a saliva,
No outro exercício, ele vai ter que mandar beijo até para a parede, faz parte dos exercícios para fortalecer a musculatura da boca.
Passou pela psicóloga, pobre mulher, não vê o paciente como um todo, repete mil vezes o “paciente é o meu foco” só que o paciente, só é paciente,  porque  é reflexo do meio em que vive, do que ele faz com Deus, do que ele faz com a natureza( respeitar o próprio corpo e seus limites) e principalmente  e do que ele faz com ele mesmo ,uma vez que somos donos de nós mesmos, somos livres para fazermos nossas escolhas,  as vezes certas e as vezes erradas.
Mas quem sou eu pra falar,  sou apenas um aprendiz da vida, que repetiu varias vezes a mesma lição.
Dentro de 15 dias começará o “inferno de Dante”,  darão inicio as sessões de quimioterapia e radioterapia,
as sessões de radioterapia,  serão feitas nas clinicas,  as de quimioterapia serão feitas no ICESP. Ele esta muito magro, muito magro mesmo, uns 48 kg , eu tenho 15 dias para fortalecê-lo, não sei como, mas quando o dia amanhecer Deus, me dará as respostas.
Acho que ele não vai ficar tão bonito como o GIanecchini,  na foto acima , mas "quem ama o feio bonito lhe parece",                                                         
ô coitado, É brincadeira .                                                                                      
Disseram-me,  para dar umas gotas de leite de cabra,(não levem isso a sério, não tem aprovação médica) mas juro,  que já estou seriamente pensando em  onde comprar uma cabra.
Vai ser outro problema, onde colocar o bicho?, eu já tenho dois cachorros,   é um mais para morar na minha casa,  mas se depender disso para ele se salvar, pois quem me mandem a cabra por e-mail, que eu tenho urgência.
Agora falando sério, vou conversar com a nutricionista, se ela disser que posso dar umas gotas de leite de cabra  para ele ,vou procurar uma chácara onde eu possa comprar o leite.

TRAQUEOSTOMIA 

Não é um bicho de sete cabeça ,mas exige cuidado com a limpeza, para que o paciente possa respirar com tranquilidade
 Tive problemas com a  traqueostomia, sempre que for retirar a subcanula da traqueostomia, uma mão deve mante-la fixada no local ,senão ela saí do lugar, deve-se sempre,  utilizar duas gazes para proteger  a parte  onde fica o metal da cânula, para evitar ferimentos  com o atrito do metal com a pele.



 A subcânula deve ser desrosqueada girando-a, até que se encontre a pequena fenda,  por onde ela sai com facilidade, deve se tomar cuidado, antes de lavá-la,  verifique se a tampa da bacia do banheiro esta fechada e colocar uma tampinha na pia para evitar que ela caia  e se perca.
Outra coisa importante, o fixador deve ser trocado todos pos dias ,  lavado com sabão ,mas deve ser bem enxaguado,  para não causar irritação nos pontos da cirurgia ou até mesmo uma alergia no pescoço. 
No pescoço, quando for trocá-la,  peça ao paciente que segure a cânula para que você possa trocar o fixador ,senão ela sai do lugar.







 
caso não tenha este protetor utilize uma gaze, evite ferir a pele.



mais informações


 - meu irmão estava passeando no jardim e uma formiga já estava entrando na traqueostomia por sorte e vi e retirei a tempo.
Também hoje, percebi que dois pontos do meu irmão se abriram na região do pescoço, mas estou cuidando,  com a certeza de que o Senhor estará me ajudando na cicatrização dessa ferida.
Ele está bem e estamos muito contentes com a melhora dele, hoje além da alimentação enteral,  eu dei um copo suco de manga, que ele sugou em uma gaze, e também coloquei caldo de feijão fresquinho na sonda,  pra ele ficar forte.
Deus esta no controle,mesmo quando eu caio, ele só está me derrubando,  para que eu descanse  um pouco.



ALLAN, meu fotógrafo favorito , eu te amo

01/10/2011,Sábado
As fotos a baixo, não tem a intenção de chocar ninguém, muito pelo contrário,  a intenção é mostrar as pessoas, como o paciente chega em casa, e como nós sofremos,  por não sabermos exatamente o que fazer, pois não somos , nem médico, nem enfermeiro, tudo fica difícil , mas com amor no coração e com ajuda de Nosso Mestre maior, vamos descobrindo aqui e ali ,uma forma de ajudar, as vezes cometemos erros na hora de fazer os curativos, mas Deus sabe o quanto nos esforçamos para que tudo saia bem.

Procuro usar sempre umas luvas
para evitar que ele se contamine, pois há dois pontos,  que estão abertos.




Após a cirurgia uma veia se rompeu e ele teve  que voltar para a sala de cirurgia, ficou ainda um pouco de hematomas, tenho usado hirudoid





Ele esta pesando 46 Kg, mas do jeito que vem se alimentando, dentro de uma semana, acredito que ele deve engordar uns dois kg, não é para tomar suco ainda, é muito cedo, mas ele é teimoso e toma suco de frutas no canudinho, até caldo de feijão ele bebe, sabe o que é isso? Vontade de viver, lutar pela vida. 
Essa incisão de comprido é a parte em que tiraram retalhos para reconstruir, o que o câncer havia danificado, este osso ou nervo que esta faltando na clavícula é a parte que retiraram,  para reconstruir o maxilar
PS*. A FONOALDIÓLOGA me disse que em hipótese nenhuma é hora de sugar o alimento, deve continuar com a alimentação enteral, e fazer pequenos exercícios com alimento na boca para evitar uma bronco aspiração, em hipótese nenhuma pode sair o alimento pela tráqueostomia.


Na traqueostomia tem uma cânula,  que depois de girada, ela sai com facilidade para ser limpa, considero essa,  uma parte difícil para ensinar ao paciente, ele só consegue enxergar a fenda de abertura da cânula, com ajuda de um espelhinho  
PS* em 06/10/2011 fui informada de que a cânula não deve ser retirada para lavar, somente a subcânula deve ser lavada várias vezes ao dia.



a subcânula deve ser lavada em agua corrente, e isso deve ser realizado umas seis vezes ao dia




 Aqui eu estou abrindo o velcro do fixador
sempre tomar cuidado para que o velcro seja bem ajustado para evitar
que a Cãnula e subcânula saia com facilidade





Gaze esterilizada  é fundamental para proteger os pontos que estão abertos, para que não grude no fixador da traqueo e também como protecção para que a pele não entre em atrito com o metal da traqueostomia
Nesse ponto e peço a ele que segure a cânula no lugar, senão ela sai completamente para fora,
se acontecer,  não se afobe, mantenha a calma e recoloque-a no lugar, caso tenha problemas para coloca-la ,então é melhor  procurar um médico.

Ao lado , você pode perceber o ponto que abriu,  , tenho usado andolba, mas nunca use nada sem orientação médica, eu não tive saída,  moro numa zona rural e por estas bandas tudo é mais complicado.  E mesmo assim, na segunda feira, levarei ele a UBS mais próxima.
PS* Fui informada de que não se deve usar nada, só sabão  e depois passar o óleo de girassol, informação do HC.

O curativo é sempre feito após um banho, peço a ele que lave com sabão, (pelo menos é o que eu ouvi de um outro médico numa situação em que vivi),   molho um algodão com soro fisiológico, limpo bem  a ferida
Ps* o soro fisiológico é perfeitamente dispensável desde que lave bem com sabão e enxague bem a ferida, em seguida termine com oléo de girassol , esta informação obtive hoje 06/10/2011
.
Coloco uma gaze, por baixo do metal da traqueo, e em seguido passo o velcro fixando a traqueo no colar. não considero isso uma tarefa fácil, toda vez que faço, penso nas pessoas que não tem ninguém, como será que elas fazem  tudo isso sozinhas só Deus para ampará-las .

A ferida aos poucos está cicatrizando
  
Cubro com uma gaze, a parte dos pontos que estão abertos, para não grudar no fixador e por um outro motivo, lembra que eu disse que moro numa zona rural? aqui temos que tomar muito cuidado com moscas, que podem causar berne no local da ferida. são verdades não tão bonitas de se falar, mas são verdades
 PS*hoje 06/10/2011, hoje fui informada que posso passar uma faixa no pescoço dele , foram retirados os pontos, assim eu evito que moscas se aproximem.
Com as gazes devidamente colocadas e com o fixador no lugar, eu vou retirando devagar ao fixador sujo e substituindo-o,  por um limpo e esticando-o em baixo do seu pescoço, para  poder

Repetir tudo do outro lado.   temos que tomar cuidado para que eles não forcem muito o pescoço.                         Este lado é mais fácil ,    pois o inchaço é menor, durante o curativo ele não sente nenhuma dor, tem sido assim o dia todo ,não me pede remédio para dor em hora algum


O único problema é só a colocação do velcro na fenda da traqueostomia, acho muito ruim de colocar.
xxxx


Final dos curativos, agora é só ser feliz.
Tive  uma surpresa pela manhã, ele fez o café para mim, que bonitinho, retirou todo o lixo, e se arrumou como se estivesse esperando a chegada da namorada. rsrs




Estamos Felizes na certeza de que o Senhor vem  trabalhando para a saúde dele,  amanha irei agradecer pessoalmente a Deus, como fazer isso?
Procurando sua casa. Embora eu sempre encontro Deus, em tudo que meus olhos podem ver.
Hoje eu o levei para rever seus amigos,  ele parecia muito feliz.


 
Segunda feira,03 de Outubro 2011
Meu irmão me deu um susto danado,  na noite passada, ele chegou em meu quarto para pedir ajuda na madrugada,  estava sem a Cânula e subcânula da traqueostomia , disse que saiu enquanto ele dormia, fiquei apavorada , pedi ao meu filho , que fosse tirando o carro da garagem, fiquei com medo que ele tivesse algum sangramento , na hora de colocar no lugar, mas ele mesmo, deitou-se e conseguiu colocá-la no lugar, acredito que só corre o risco de sangrar no inicio, quando ainda não há cicatrização. Se isso acontecer novamente vou ficar tranquila, e coloca-la no lugar.
As noites agora são mais calmas,  não há mais que tomar remédio de duas em duas horas, não tenho que me preocupar com morfina.
Na quinta feira, eu vou falar com a fonoaudióloga,  sairemos de madrugada, 3:00 hs  com a ambulância, graças a Deus,  porque,  ela disse que ele podia sugar um  sorvete derretido em palito,  enrolado numa gaze, mas quando fui fazer isso , ele tomou todo o sorvete,  acho,   que não teve bronco aspiração,  pelo menos é o que eu acho, porque agora ele toma sucos, num canudinho semi-deitado, estou morrendo de medo disso, ele já toma a alimentação enteral, via sonda, porque não existe a menor chance dele mastigar algo, mas, não sou dona dele,  apenas cuido,  e também me preocupo com sua magreza, de alguma forma ele precisa se alimentar, senão a quimio vai ser bem complicada, então coloco na mão do senhor, e peço a ele sempre que me dê discernimento , entre o certo e errado,  vou verificar com a fono,  se isso pode ocasionar algum problema, vi aqui no site http://enfermaraquara.blogspot.com/---- os seguintes dados :--- Bronco aspiração É à entrada de substâncias estranhas nas vias aéreas inferiores. Pode ocasionar diversos tipos de pneumonia, dependendo da natureza e quantidade do aspirado. Normalmente as etapas da de deglutição servem de barreira contra a bronco aspiração.
Respostas do organismo a broncoaspiração: Tosse ou regurgitação na hora. Se não houver essa defesa imediata, poderá ocorrer um caso de aspiração silenciosa que virá a desenvolver: Insuficiência respiratória aguda, seguida de taquipnéia, roncos, cianose e hipotensão.
Ele não relata nenhum desses sintomas, e diz que está tudo certo com ele, que o beneficio é maior que o risco.
Esperemos em Deus que sim, ele segue tomando a alimentação enteral,  via sonda nos horários determinados.
Ps* após uma cirurgia desse porte aguarde as informações da fonoaudióloga para depois ,pensar em dar qualquer alimento, eu estava errada, verificar a febre todos os dias.
Tenho recebido demonstração de carinho de pessoas amigas, principalmente da minha comunidade, fiquei muito feliz em ver nosso cooperador relatar, a nossa alegria diante  dos milagres recebidos, e como o senhor esteve do meu lado,  o tempo todo, me fez forte, minha saúde é frágil, costumo sentir dores e cãibras,  por conta do medicamento que eu tomo, mas naqueles dias, não senti tantas dores.


Estou muito nervosa com tudo isso e dependente de antidepressivos,  estou orando a Deus, para que eu me livre deles, pois sei que elas não me fazem bem.
Um filho de Deus não é dependente de nada, só é dependente de sua misericórdia, de seu amor e de sua justiça.


Abençoados sejam todos que entram no meu blog, na minha casa,  na minha vida, pois são filhos de Deus ,a quem eu sirvo



Mogi das Cruzes terça feira , 04/10/2011
Hoje eu estou particularmente feliz, estava muito preocupada, pensando, se a alimentação dele acabar o que é que eu vou fazer? , mas logo cedo, a buzina tocou enfrente da minha casa, e era o pessoal da prefeitura,  trazendo os alimentos,  Louvado seja Deus, que apesar dos meus pecados, ele me ama e é fiel.                                      

Estamos muito Felizes com a Defensoria Pública de Mogi das Cruzes, devo tudo isso a delicadeza no atendimento, a prontidão em nos atender, que Deus abençoe a Justiça, que no caso deles, realmente é cega, não faz distinção, nos atende sempre com,  espírito de humanidade ,caridade , cidadania, e JUSTIÇA


Meus agradecimentos  ao “Medicamento alto custo de Mogi das Cruzes”, lá dentro existe um anjo, que me orienta e me ajuda em tudo que está dentro de suas possibilidades, se nome  é Vera.





 Também tenho que agradecer a todos do setor de ambulância, que   início, achavam minha casa longe e fora do trajeto, agora são verdadeiros  amigos, sempre nos ajudam a chegar em tempo para consulta, vou precisar muito deles,  na fase da quimioterapia e radioterapia.


Agradecer aos meus amigos de “dor”, que são os que viajam na ambulância e os que eu conheci no hospital, gente que sofre, mas que sempre dá um jeitinho de sorrir.
Vamos aprendendo que há pessoas, que brilham quando nós as encontramos, mas também existem as que estão completamente apagadas, não viremos as costas a elas,  é o mínimo que Deus espera de Nós, temos que ficar ao lado dos fracos ,dos frágeis e até daqueles que nada doam de si,  para elevá-los, porque são essas diferenças que nos engrandecem o espírito e dão sabor de vida, “sempre fica um pouco de perfume nas mãos de quem oferece flores”, é na dor que decidimos qual o caminho a tomar, se queremos ser, tristes e oprimidos, se queremos  mostrar aos que sofrem, que lutar ainda é a melhor escolha, porque da luta vem a fé, e da fé  vem esperança e da esperança,  grande chance de alcançar a cura.
Caridade, Ó doce palavra, que não se encontra,  só nos remédios que ganhamos e nos medicamentos que nos chegam, mas caridade maior esta na palavra, na palavra que ampara o fraco, a caridade está sobre tudo em ,ouvir as ofensas e se calar, porque nessa hora , você esta fazendo a caridade,  de não deixar esse irmão que te  fere, “pecar contra Deus,” porque uma ação provoca outra reação,  igual ou contrária, Que Deus nos ensine a ter paciência nessas horas, que Deus nos fortaleça na fé, porque inúmeras vezes balançamos, principalmente quando vemos um guerreiro de luta dormir, somos guerreiros cuja vitória esta na união, no estar do lado, no brigar e chorar junto, no ofender e em seguida pedir perdão, e um quase adoecer junto, mas se manter de pé,  por amor.
Rogo a Deus pelos cuidadores, sejam  eles, parentes, enfermeiros ,médicos, mães, pais,  irmãos ,amigos,  que o senhor tende misericórdia de nós, porque precisamos muito dele, nunca pensei que fosse tão difícil cuidar de alguém doente em casa.
Deveríamos ser dotados de uma força maior, mas , somos humanos, e a dor realmente nos abate, mesmo quando todos dizem:__Você é forte! .....Eu me sinto fraco, só me sinto forte,  quando reconheço a presença de Deus,  o agir de Deus na minha vida.


.
Sexta feira 7 de outubro 2011
Mais um dia, graças a Deus, to morrendo de dó, deixá-lo  sem comer, mas o enxerto que cola a base da língua e o assoalho da boca, está  soltando,  a medida que os pontos vão caindo, estou pedindo a Deus que não cause rejeição, fico num dilema , não sei  o que fazer,  se eu der de comer a ele com canudinho,  ele fica forte ,mas corre o risco de ter uma pneumonia aguda,  devido a bronco aspiração, se eu não der de comer a ele e ele só se alimentar com a alimentação  enteral, não vai agüentar a quimioterapia  e a rádioterapia.
Eu estou com medo! ,......gostaria de ter a força de Clarice Lispector quando escreveu:---------
 “Minha força está na solidão. Não tenho medo nem de chuvas tempestivas nem de grandes ventanias soltas, pois eu também sou o escuro da noite.”  No momento, eu apenas  me sinto, o escuro da noite.
Enfrentar a quimioterapia e a radioterapia com ele tão fraco, é novo pra mim.
Eu me identifico com minha neta Júlia,  que estava morrendo de medo de enfrentar uma sala nova na escola, tentaram mudá-la de um dia para outro sem consultar os sentimentos dela,  Deus me ajudou e eu consegui resolver,  pra que nada mudasse sua rotina, no final do ano ela terá as férias, para aceitar o novo com tranquilidade,. Eu preciso de cem anos de férias, para aceitar o novo que me espera, estou preocupada com a pele dele na radioterapia,  ele é muito branco é possível que sua pele fique bastante sensibilizada, eu não sabia mas , no caso dele ,ele fará ela todos os dias, sairemos todos os dias as 3:30Hs Da manhã, para pegar a ambulância, mas "gloria Deus pela ambulância", as sessões de quimioterapia levarão em torno de seis ou sete horas, então pegaremos a ambulância das 3:30 hs , e voltaremos para casa na ambulância das 18:00hs,   chegaremos por volta das 22:00 horas ,  porque ela vai entregando as pessoas de casa em casa, então eu digo,” "Vou passando pela prova,  dando glória a Deus", mas que eu estou com medo, há! ... isso, eu estou.
Mas eu tenho que demonstrar que sou valente, mesmo que minhas pernas bambeiem, estou  ficando com sério problema de coluna , devido as longas horas de viagem, NÃO FAÇAM ISSO NUNCA, MAS EU ESTOU DECIDIDA A TOMAR UM QUARTO DE MORFINA PARA AGUENTAR A DOR E  AJUDÁ-LO.

Sabe,  eu também tomei uma decisão,  assim que ele melhorar e meu marido melhorar, eu vou tentar doar um rim meu, conheci uma menina, de uns doze anos, faz  hemodiálise 3X por semana, é sofrimento muito grande,  eu já vivi bastante,  ela tem uma vida inteira pela frente, se for compatível e ser for da vontade de Deus,  isso vai acontecer.

EU SOU UM DOADOR DE ÓRGÃOS, QUANDO EU MORRER, NEM ME LEVE PARA SEPULTURA, APROVEITE TUDO QUE DER PARA APROVEITAR..... E O RESTO, DEIXE PARA OS ALUNOS ESTUDAREM, para CONSEGUIR aprender mais,  para ajudar alguém.

Para que ficar num cemitério? Se eu já estarei bem longe,
Olhando os arranha-céus, as montanhas mais altas, lá do alto, com meu filho amado, faremos estripulias, brincaremos e nosso riso,  ecoará no meio da grande cidade, nas imensas montanhas  e quando algo  grave acontecer, aqui na terra,  pediremos a Deus permissão para ajudar.
Eu acredito fielmente em Deus, e serei sua serva, estou decidida a isso, mesmo depois de morta, trabalhar na senda do bem.

 
Domingo 9/10/2011
Eu já estava pronta para fazer compras para casa, porque não tenho tido tempo de fazer isso,
Mas antes fui conversar com ele, e percebi que  havia um  pedaço bem pequeno de carne junto com um ponto em seu lábio, peguei uma gaze e limpei, verifiquei, e mudei os planos, fomos para as clinicas, apesar de ser sábado, o transito estava insuportável, motivo ? o show de  Justin Bieber.
 Aí eu pergunto:- será que se Jesus voltasse, também conseguiria  encher o Morumbi?
Mas enfim, com muito custo,  conseguimos chegar às clinicas, chegamos por volta das 11h00min  e só saímos as 20:00 hs,  como parte do retalho do enxerto,  estava se soltando, eles queriam saber se havia uma infecção e também  fizeram RX de tórax para ver se , não havia alguma secreção, o médico disse que se ele ,não comer nada pela boca,  só comer  via sonda,  ele terá grande chance de que o retalho cicatrize, mas mesmo assim remarcou a consulta para terça feira, com os especialistas que cuidam dele,  Deus é tão bom para mim,  que eles marcaram a consulta bem no dia  em que eu já havia agendado ambulância para fono e psico., vamos esperar que na terça feira , ele esteja bem , estou seguindo as ordens médicas ,nada de alimento pela boca.
Eu estou me sentindo muito cansada, ontem eu passei fome,  graças a Deus,  eu tinha dinheiro para comprar um lanche, mas me contentei com uma pequena cocada, porque se eu me afastasse e o médico chamasse, o transtorno seria mais doloroso que minha fome, quando fomos dispensados, pegamos um taxi para ir à casa da minha sogra, esqueci que era noite “bandeira dois”, catei todo o dinheiro que tinha na bolsa  e ainda abri a pobre carteira do meu irmão , até as moedas se foram, mas Graças a Deus  por isso, podia ter sido pior, Deus sempre socorre!
A minha fome era grande,  pensei em me sentar e comer três Pães de uma vez, não tive coragem, sabia que ele também estava com fome, seu alimento havia estragado no calor do carro ,então, entrei rapidinho  na casa da minhas sogra , peguei os Pães e saímos correndo para trazer ele para casa,  para se alimentar.
O Meu cansaço era visível, mas eu ainda tinha  trabalho à  fazer, como por exemplo , os curativos , a alimentação os remédios noturnos, as vezes penso que não vou conseguir, mas nada que um copo de café não resolva, não é hora de desanimar, na vida encontramos horas de calmaria, mas também temos que enfrentar as tempestades,  ainda que tudo que possuímos seja um pequeno barco ,frágil e já gasto pelo bater das ondas.
Tenho que pensar  nos que me rodeiam, oro a Deus,  pedindo que eles não abandonem porque nesse momento eu pareço estar abandonando-os, Só pareço, na verdade estou preocupadíssima com meu marido que tem um problema sério no Joelho.
O fato de perceber a luta do meu irmão  pra viver,  me dá força, um Homem como ele, Turrão ,que agora tem a humildade de aprender a falar, a engolir, ver a felicidade dele , por ter engordado dois kilos,  o café que ele me faz toda manhã, mesmo estando doente, isto me dá força, e digo mais,  ele vai sair dessa, porque o meu Deus não vai deixar ele cair, porque eu sei ,hoje , mais do que nunca,  que a vida é um presente divino.
Penso que no meu coração e no dele já não há, nenhum tipo de sentimento que possa ferir alguém, “estamos ocupados demais  em continuar vivos.
Tenho percebido  que as conversas que tenho com outros pacientes, tem sido para mim um trabalho ,onde nenhuma palavra de descrença pode ser dita, e que todas as conversas devem terminar em fé e esperança e ser finalizada com um sorriso, para mim ,não  é apenas com meu irmão que eu estou trabalhando, eu estou me doando aos que Deus coloca em meu caminho.
As vezes eu choro sozinha, me purifico com as minhas lágrimas, me abasteço de coragem por mais uma semana,,  não é a dor só do meu irmão que eu sinto, choro pela dor  dos que eu vejo e não posso fazer nada, a palidez das pessoas doentes ,me fere a alma, ver crianças,  jovens e velhos nessa situação,  me faz sentir como se estivesse  numa guerra , ou no que os católicos chamam de purgatório, ou, dos que os Kardecistas chamam ,de umbral , não estou precisando descer ao inferno pra ver a dor , nem precisando da morte para conhecer o outro lado, há quem mesmo  vivo   esta apodrecendo, há quem na descrença,  blasfema contra Deus, em pleno leito,  as há os que choram, porque não quer perder um ente querido, há os que chegam  e vão se abraçando, nem precisa perguntar , já se sabe que ali,   alguém partiu ,    são faces da dor.
É como assistir o mesmo filme todos os dias,  não dá para se acostumar com a dor.


Mas o que é a vida?
  
Segundos, diante da eternidade que o senhor reserva a seus eleitos.


 
Esperei a ambulância desde ás 3 :00hs da manhã, ela só foi passar a 7:hs, um motorista havia faltado, mas tudo deu certo, já fiz amizade com as médicas, elas sempre dão um jeitinho de me atender,mas tudo isso acumula nosso sistema nervoso.
Os médicos da Cabeça e Pescoço resolveram tirar boa parte da carne morta que estava em sua boca, mesmo assim, outro procedimento parecido será feito na semana que vem, mas está tudo muito bem,agora.
Já me perguntei várias vezes, porque estou fazendo isso, tudo bem que olhar um irmão é obrigação, mas tem mais coisa, além disso, acho que a resposta é , eu estou querendo conhecer até onde a minha bondade  consegue chegar, até quando eu consigo  sobreviver sobre pressão, e nessa minha disposição  de trabalho o senhor mandou muito serviço, meu marido também esta doente e me solicita. Agora mas do que nunca eu vou ter que ser guerreira e não fugir, buscando calmantes, como paliativo para minha dor.
Eu não vou mentir no meu diário, algumas pessoas me dizem , olha o Senhor vai te recompensar pelo que você  esta fazendo.
 Deus, por favor, me ouve!!!!!!! Eu não quero nada, só quero que o senhor me ensine a viver, a não perder as estribeiras,  a não perder rumo,.... é tudo que eu espero do senhor ,  aprender ser uma pessoa  melhor, ter discernimento para não brigar  dentro de casa a troco de uma louça que não foi lavada, medir meus impulsos, será que é pedir demais , ando meio triste comigo, com meu comportamento.
Gandhi  disse:--- “O melhor modo de encontrar a si mesmo,  é se perder servindo aos outros”
"Estou muito nervosa, e isso não é bom nem para mim, nem para os que me rodeiam,  mas isso não acontece sempre , eu estou muito cansada,  mas estou decida a vencer esse obstáculo, orando e pedindo a Deus com humildade,  que me ajude a,  ajudá-lo  vencer, Os  filhos de Deus são vencedores, porque não aceitam a derrota nunca, onde eu sei que tem uma chance de melhorar a saúde do meu irmão e do meu marido,  eu vou atrás, buscando uma oportunidade,  uma solução para que tudo se amenize.
Só por hoje, eu vou ser melhor, todo ser humano é egoísta, mesmo quando fazemos o bem a alguém, ainda assim, deixamos escorregar aqui e ali um pontinha de egoísmo, esquecemos em alguns momentos de pensar na dor e no sofrimento do outro,  no entanto, queremos ,desejamos ardentemente , que alguém nos olhe com ,um olhar de amor e misericórdia.
“Minha mãe sempre diz:- vivendo e aprendendo”
Eu tenho que aprender a esquecer as ofensas, a não ofender as pessoas que amo, num momento de dor e de cansaço, ninguém tem culpa das coisas que nos acontecem, assim como ninguém nasce bom e a sociedade  é que nos corrompe.
Durante muito tempo,  quando era jovem, culpava meus pais pelos meus fracassos, ninguém tem culpa de nada, somos seres livres ,nada pode nos corromper, somente nós mesmos.
Inventamos desculpas para tudo, para não ter que assumir nossas falhas, quando alguém nos ofende então, é um “Deus nos acuda”, passamos o dia inteiro, pensando na ofensa, remoendo e remoendo.
Fábio de Melo, disse certa vez, que nós  temos um grande defeito,  alguém nos joga uma pedra,  e nós   atiramos em nós centenas de vezes a mesma pedra que nos atiraram ,  porque não conseguimos esquecer   quem  nos feriu, e vamos dando a eles,  a oportunidade de nos ferir todos os dias , enquanto estivermos obcecados pela Idéia do mal que nos fizeram.
Temos que nos lembrar sempre:- O fraco jamais perdoa: o perdão é uma das características do fortes.

 
Hoje novamente no hospital, a alimentação enteral, isosourse em hipótese nenhuma pode ficar no calor, só que a consulta dele na ultima vez que estivemos no hospital,  ficou dentro do carro, e ele acabou tomando, quando fui fazer curativo hoje, ele estava todo cheio de “calombos pelo corpo”, os médicos passaram  fenergam  + Flebocortid , rapidinho as bolhas desapareceram. São respostas do nosso corpo, às agressões que as vezes cometemos na maior inocência, eu pensei na possibilidade, mas como tinha ficado pouco tempo no calor achei que estava tudo bem.

Daqui uns dias,  ganharei um jaleco branco do hospital, de tanto que vou lá, amanhã é o meu dia de mostrar o meus exames ao doutor Baeta, acho que esta tudo bem assim ,espero, porque agora, não é hora de cuidar de mim, mas sem duvida preciso de um certo controle.

 Quem sabe concentrar-se numa coisa e insistir nela como único objetivo, obtém, ao fim e ao cabo, a capacidade de fazer qualquer coisa.

Mahatma Gandhi

 

quinta feira 13 de outubro 2011

Meu irmão esta bem, mas continua apresentando um quadro de intoxicação ou alergia, se não melhorar com os remédios dos médicos daqui,  o levarei às clinicas.

Hoje fui ao médico, Graças a Deus está tudo bem  comigo, Durante a consulta  falei ao meu médico sobre o meu irmão, ele com gentileza de sempre, me contou uma história.




Um homem e uma mulher viajavam num ônibus, e o homem observou que a mulher semeava,

Sementes de flores pelo caminho, o homem abismado disse a ela:- Senhora, de nada adianta a espalhar sementes de flores pelo caminho, a terra é árida e a maior parte das sementes cai no asfalto, não vão germinar!

 A senhora sorridente disse a ele:- não se preocupe, o vento e os pássaros levarão as sementes para um lugar propício, Deus mandará chuva e as sementes irão germinar.

Passado muitos anos,  o homem volta ao lugar,  e vê belas flores pelo caminho, eram tantas que suas cores mudavam completamente a paisagem, curioso o homem perguntou ao trocador :- Como esta aquela senhora que sempre espalhava as sementes pela janela do ônibus?

O cobrador respondeu:- Ela já faleceu.

Então o Homem passou a pensar: - É não adianta mesmo tentar fazer o bem, coitada nem viu o resultado de seu trabalho, mas, voltando a olhar a paisagem, ele viu que um homem brincava e sorria com seu filho em meio as flores, a imagem que ele via,   era tão bela ,de uma felicidade plena, que ele até sorriu.

Então ele compreendeu,  que não importa,  se você faz o bem e não vê resultado, alguém há de se beneficiar com seu gesto.

Estou tentando semear o bem em chão duro, para que minha filha meu filho e meus netos,

Façam o mesmo amanhã, se não for por mim,  que seja por  alguém.

E também pude perceber,  que existem médicos que realmente se importam com o bem estar de seus pacientes.
Obrigado Dr. Adriano Baeta, pela bondade,  compreensão  que vem dispensando a todas nós,  que o procuramos, estou certa de que suas sementes hão de gerar flores,  com tamanho brilho e beleza, que não haverá na terra ,nenhum jardim que se compare.



 

15/10/2011 sábado

 Estive duas vezes no hospital na quinta e na sexta (chuva) ele apresentou um quadro de alergia  no corpo todo, tomou injeção de fenergan  + flebocortid + cloridrato de hidroxizina ( nunca utilizar medicamento sem receita médica, observem que estive duas vezes no hospital, e que cada caso é um caso).

Chegamos em casa já era  23 hs, dormi o caminho todo, o cansaço me venceu.

Ele esta muito bem, anda rápido, mostra vitalidade, esperança, nem parece que faz um mês que ele operou, o Senhor tem sido nosso guia, só encontramos enfermeiros maravilhosos,  médicos maravilhosos,  gente que nos ensinam que na dor o melhor é sorrir,  ajudar um ao outro,  cantar um louvor a Deus, sempre que surgir uma oportunidade,   acima de tudo sorrir sempre, senão as marcas da dores nos fazem  ter uma fisionomia ,dura,  feia e pesada, ao passo que se sorrirmos e agradecemos ao pai ,somos vestidos de sua graça, e brilharemos em qualquer lugar que entrarmos, as portas se abrirão, e o senhor entrará na frente.


Concedei-nos Senhor, Serenidade necessária, para aceitar as coisas que não podemos modificar, Coragem para modificar aquelas que podemos e Sabedoria para distinguirmos umas das outras.

Reihold Niebuhr


 




Outra vez no hospital das clínicas, tivemos a oportunidade de rever um amigo de quarto do meu irmão, também  passamos na fonoaudióloga  que ensinou a ele exercício para ajudar a desaparecer o edema,  e engolir a saliva , também disse a ele que segundo os médicos, ele não tem permissão para se alimentar via oral ,pelo menos por 15 dias.( para dar maior oportunidade de os enxertos se adptarem a região afetada.
Passou pela psicóloga que o orientou, sobre os efeitos da quimioterapia e da radioterapia.


Abaixo vou mostrar a vocês como  ele tem  evoluído,  e que ao que tudo indica a pior parte da cirurgia já passou.




Aqui eu estou usando o óleo de girassol ,e foi bom mesmo para cicatrizar.





 
Veja como em uma semana cicatrizou e ficou perfeito, para quem esperava um rosto deformado, não ouve nenhum grande estrago,

Milagre de Deus e a sabedoria dos médicos

 
Nunca imaginei que o trabalho de uma fono fosse tão importante, ela ensina como engolir com perfeição , ensina falar novamente, ensina exercício para fortalecer a musculatura da boca,  para que o lábio não fique caído, estou encantada com o trabalho delas nas clínicas



Nesta parte ela vai jogando o edema para traz da orelha e para baixo

Aqui ele está  com a traqueostomia aberta, mas,   ele  já está até dormindo com ela fechada,  isso significa que logo  irão retirar a traqueo dele.
 
Já engordou dois kilos após a cirurgia,  acredito sinceramente que ele vencerá essa guerra, pois  acredito em Deus, e ele não faz nenhum trabalho pela metade.
 
Isto aqui é uma parte de uma seringa simples,  que pode ser usada com tampa para traqueostomia
 
Esta parte , é aquela que estava aberta o ponto, nas fotos acima, veja como cicatrizou com perfeição, graças a Deus
 
Eu costumo dobrar a gaze e fazer uma almofadinha , para colocar em baixo do metal da traqueo,  evitando assim feridas pelo atrito da pele com o metal .



Para colocar a almofadinha não tenha medo, pode levantar um pouquinho a traqueo, e colocar o fixador em seguida ,coloque a almofadinha  





Depois do banho,  eu lavo os pontos com soro fisiológico e em seguida,  utilizo o óleo de girassol recomendado pelo Hospital das  Clinicas



Estas flores são para todos aqueles que sofreram comigo,  nesta etapa e que oraram, rezaram,  pedirão a Deus por misericórdia .Que Deus os abençoe e que vocês nunca tenham que passar por isso, que Deus seja louvado.



7 comentários:

Anônimo disse...

VOCE TM UMA ALMA BRILNHANTE!!! UMA GRANDE MULHER.. E UM BELO SER DA NOSSA ESPECIE ..HUMANA QUE ESTAO CADA VEZ MAIS RAROS
JANE LIMA
FAZENAD RIO GRANDE PARANA
ASSIS ADM

diario do cancer de boca disse...

Obriigado JANE LIMA querida, que Deus abençoe os teu caminhos

Anônimo disse...

Ola anjo!!! Sim, você é um anjo na terra mulher!!! Deus sempre esteve e está do seu lado!!! Também estamos passando por momentos dificeis em minha familia. Meu irmão está com cancer no palato. Ja fez quimio e agora vai p/ radio!!! Muita fé, amor e esperança em Deus é o que estamos nos apegando nesse momento, assim como você minha querida. Depois te mando noticias. Um beijo e muita felicidade no caminho de vocês!!!! Ana Paula. Tucuruvi/ São Paulo.

Anônimo disse...

Olá... Estava precisando de informações sobre como reposicionar a cânula quando ela sai do lugar. tenho um amigo, e afilhado, que foi submetido a esse tipo de cirurgia e hoje pela manhã ficamos preocupados pois com o deslocamento o ar está saindo diretamente pelo orifício da cirurgia. Fomos ao único hospital público da cidade, ,mas o médico não havia chegado, então temos que esperar até meio-dia. Agora que vi seu diário fiquei mais tranquila, pois vi como você agiu em situações semelhantes. queria muito saber fazer o procedimento correto, mesmo vendo as fotos ainda sinto medo de tentar. Que Deus abençoe sua família!!

diario do cancer de boca disse...

se for a sub cânula que saiu é fácil, e necessário retirá-la para lavar, mas se for a cânula por completo, e não houver inchaço é possível recoloca-la com cuidado no local, se houver inchaço no local da cirurgia, é quase impossível recolocá-la sem presença de um cirurgião, não esquecendo de ficar calma pois na maioria dos casos os paciente conseguem respirar, sim a traqueostomia se faz necessária, mas as vezes o paciente consegue respirar sem ela.fica em paz que dar tudo certo

Anônimo disse...

Não lhe conheço, nem sei a história de vida de vocês, mas que Deus lhes dê hoje e sempre muita saúde, força e sabedoria para encarar todos os desafios! Acreditem sempre nele, porque nada é por acaso! Muita luz!

diario do cancer de boca disse...

Agradeço o Comentário acima, também acredito que nada acontece por acaso, o ser humano esta sempre se reinventando, e crescendo espiritualmente, devido as dificuldades apresentadas

Postar um comentário